Em Roraima, 500 casos de dengue são registrados no primeiro semestre

Segunda Feira 20 de Junho de 2011

Rebeca Alencar/Roraima em Foco




BOA VISTARoraima registra redução no número de casos de dengue no primeiro semestre de 2011, comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2010, de janeiro a junho foram confirmados 5.016 casos. Já este ano são 535 confirmações, o que equivale a pouco mais de 10% do registrado no ano passado.
No entanto, as autoridades em saúde estão em alerta. A população deve ficar em alerta, pois com o fim do período de chuva, os mosquitos aproveitam a água acumulada nos recipientes para por os ovos. Por isso, a população deve aproveitar o momento para retirar tudo o que possa servir de depósitos de água.
E para evitar surtos de dengue no estado, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau), em parceria com os municípios, continua trabalhando. Devido às chuvas dos últimos dias no estado, foi estendido o prazo de borrifação em Boa Vista. As aplicações estavam previstas para encerrar em 06 de junho, agora encerram no dia 30.
Aplicações
Os carros fumacê vão realizar duas aplicações de inseticida com intervalo de dois a quatro dias. O serviço é um reforço das atividades de combate a dengue.    As localidades e dias de aplicações e retorno dos carros fumacê estão descritos na tabela abaixo.
De acordo com o gerente do Núcleo de Combate à Dengue e Febre Amarela, Joel Lima, as medidas são necessárias, porque a água das chuvas acumulada em recipientes contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento das larvas de mosquitos da dengue.
Além disso, os moradores devem ter um cuidado especial com o lixo doméstico. Com as constantes chuvas no estado, a população deve redobrar os cuidados em relação ao manejo e armazenamento correto do lixo. Os resíduos devem ser armazenados em locais apropriados, pois, se jogado nas ruas, eles servirão de reservatório.
Dicas
Para acabar com os casos de dengue no estado é preciso a ajuda de todos os moradores, para isso o Núcleo de Combate à Dengue e Febre Amarela dá algumas dicas:
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada;
- remova tudo que posso impedir a água de correr pela calha;
- encha de areia os pratinhos de vaso de plantas;
- guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- não deixe água parada em pneus;
- coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada e
- não jogue lixo em terrenos baldios
Confira a agenda de aplicação do fumacê
Jardim Equatorial, Santa Luzia e Pintolândia -  20/06
Senador Hélio Campos – 21 e 23/06
Operário e Distrito Industrial – 22 e 24/06
Alvorada e Cambará – 27 e 29/06
São Vicente, Tancredo Neves e São Bento – 28 e 30/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário