Enchente atinge seis mil pessoas na cidade de Caracaraí em Roraima

O número de desabrigados e desalojados não para de crescer na região

Segunda Feira 13 de junho de 2011
Portal Amazônia, com informações do Roraima em Foco

BOA VISTA - O município de Caracaraí, distante 136 quilômetros da capital Boa Vista, sofre com os efeitos da pior enchente já registrada em Roraima nos últimos 35 anos. Conforme dados da Defesa Civil, seis mil pessoas já foram atingidas diretamente pela cheia do rio Branco somente na sede do município. O número de desabrigados e desalojados não para de crescer, pois o nível do rio na região sobe a cada dia.
Na medição realizada na última sexta-feira (10), o nível chegou a 11,12 metros. Já são 404 pessoas abrigadas nos dez locais que estão sendo utilizados como abrigos, aproximadamente duas mil pessoas desalojadas e 277 foram deslocadas de Caracaraí e estão em cinco abrigos montados no município de Iracema, até a noite da última quinta-feira (9). Outras famílias se deslocaram para casas de familiares em Mucajaí e Boa Vista.
Segundo o prefeito de Caracaraí, Odilon Filho, 60% da sede do município já foi atingido pela enchente. Ainda existe a preocupação com os moradores das vilas como Serra Dourada; Cojubim; Água Boa; e moradores das proximidades das estradas vicinais 75, 55, 1, 31, 23 e 29 que estão isoladas. “Nessas regiões, o acesso só pode ser feito de barco”, disse Odilon. A situação na região do Baixo Rio Branco também é grave. Das 15 comunidades, apenas duas ainda não foram completamente alagadas.
Grande parte dos prédios da administração pública como o Fórum, Defensoria, Hospital, escolas, já foram invadidos pelas águas. A situação que mais preocupa os moradores e as autoridades locais é o parque termelétrico da Companhia Energética de Roraima (CERR) que teve parte de sua área coberta pela enchente. Barreiras de contenção foram feitas para evitar que as águas cheguem aos geradores de energia para evitar o desabastecimento de energia e consequentemente de água potável.
O governador José de Anchieta, que esteve no local hoje, disse que novas equipes da CERR serão enviadas para o município para reforçar as ações e evitar o desabastecimento de energia.
Outra medida tomada pelo chefe do Executivo estadual é aumentar o efetivo da Polícia Militar para evitar roubos nas casas abandonadas. “Estamos dando toda a ajuda necessária aos municípios e acredito que na próxima semana os recursos serão alocados para começarmos as primeiras obras de restauração dos pontos mais críticos”, ressaltou.
Abastecimento
A balsa do Passarão que foi deslocada para Caracaraí já começou a fazer a baldeação no trecho da BR 174 próximo à vila Vista Alegre até a sede do município. Na primeira viagem, foram embarcadas duas carretas com medicamentos, uma com 1.600 unidades com gás de cozinha e outra com 30 mil litros de álcool, além de dois carros de passeio que traziam mulheres e crianças.
O governador reafirmou que a população não precisa se preocupar com o desabastecimento no estado. “Estamos tomando todas as medidas para evitar mais prejuízos à população. Essa balsa que está em Caracaraí terá como prioridade transportar as carretas que estejam com gêneros de primeira necessidade”, explicou Anchieta.
Um helicóptero da Força Nacional foi deslocado para o município para dar suporte na distribuição de alimentos nas áreas isoladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário