Mais de 200 pássaros devem ser sacrificados em Manaus

As aves contrabandeadas da Venezuela foram apreendidas pela PF na última segunda-feira (20)


Portal Amazônia, com informações do G1


MANAUS – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisa sacrificar mais de 200 pássaros em Manaus. As aves da espécie Canários da Terra foram apreendidas pela Polícia Federal na última segunda-feira (20), no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital.
Os animais aves estavam em gaiolas escondidas dentro de malas e eram contrabandeados da Venezuela. Boa parte deles estava ferida e fraca. Recolhidos, os pássaros foram levados ao Ibama, onde se recuperaram, mas não podem ser soltos na natureza por serem aves estrangeiras.
A proibição está prevista na Legislação brasileira, além de garantir também a proteção da fauna local. Isso porque os pássaros de outros países poderiam levar espécies nativas à extinção, além de trazer doenças que não existem na região. Em Manaus, não há lugar específico para receber os animais.
O Ibama no Amazonas informou que já entrou em contato com outras superintendências estaduais em busca de criadouros credenciados para receber os animais, mas os poucos existentes estão lotados. Também foi solicitado apoio do governo brasileiro para a repatriação das aves, mas a medida demanda alto custo e depende do interesse do governo venezuelano, que ainda não se posicionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário