Moradores visualizam meteoro no interior do Amazonas

O fenômeno é resultado da entrada de um partícula sólida do espaço na atmosfera terrestre

Foto: Reprodução/TV Amazonas


MANAUS- Um fenômeno chamou a atenção de moradores do município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros da capital),  no Amazonas. Um objeto incandescente foi visto na região do Alto Solimões, na última quarta-feira (06), e surpreendeu a população pelo tamanho. Moradores de Santa Isabel do Rio Negro (distante 683 quilômetros de Manaus) também presenciaram a queda da bola de fogo.

As imagens foram registradas pela TV Amazonas e mostram o momento do rastro luminoso identificado pelo astrônomo Germano Afonso como um meteoro. Segundo o astrônomo do Museu da Amazônia (MUSA), o fenômeno é raro, mas acontece anualmente, resultado da entrada de um partícula sólida do espaço na atmosfera terrestre.

Germano informou ainda que a circulação de meteoros na região da Constelação de Capricórnio já havia sido prevista, no período de 18 de junho a 30 de julho. Como as constelações zodíacas se movimentam dia e noite, não há como prever onde os meteoros poderão cair. Segundo ele, o tamanho da bola de fogo chamou atenção e o fato de a queda ter sido registrada, considerando a velocidade do meteoro.

Meteoro, meteoróides, meteoritos

O termo meteoro na verdade se refere ao rastro de luz causado por um pedaço de detrito espacial queimando na atmosfera. Os pedaços dos detritos são chamados de meteoróides e os restos dos detritos que alcançam a superfície da terra (ou de outro planeta) são chamados de meteoritos.

Os meteoróides possuem variação de tamanhos. Eles incluem qualquer detrito espacial maior do que uma molécula e menor do que aproximadamente 100 m (detritos espaciais maiores do que isto são considerados asteróides). A maioria dos detritos que entram em contato com a terra é a “poeira” desprendida pelos cometas do sistema solar.
Layanna Franco, com informações da TV Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário