Pedreiro que estuprou garota de 8 anos é encontrado enforcado

Quinta Feira 07 de Julho de 2011

Arquivo/Folha


Boa Vista - Pouco mais de 24 horas após ser preso e confessar o crime de estupro contra uma menina de 8 anos, o pedreiro Honorato Flávio Lopes, 54, foi encontrado enforcado na carceragem de isolamento (“tranca”) na Ala 8 da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, na noite de ontem. A morte foi confirmada por volta das 19h30, horário em que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pela unidade prisional.

A equipe do Samu informou que o pedreiro já estava sem vida e as características da morte são por enforcamento. Essa é a segunda morte de estuprador dentro da PA este ano. Honorato estava preso com mais três detentos, segundo informações apuradas pela Folha, incluindo o paraense Cleber Ferreira da Silva, 27, acusado de estuprar uma criança de apenas 10 anos e preso na segunda-feira. Ele filmou a violência contra a menina que era sua vizinha.

A Folha apurou que na “tranca” onde Honorato ficou no isolamento, na noite de terça para quarta-feira, agentes carcerários monitoraram a Ala 8 para evitar que qualquer incidente ocorresse. “Tudo indica que os próprios presos disponibilizaram a corda para que Honorato cometesse o suicídio”, declarou a fonte da Penitenciária.

A mesma fonte da Folha disse que os presos não admitem crimes de estupro contra mulheres e criança. “A lei na PA é bruta e os presos não aceitam isso. Então, eles entram na mente do estuprador [pressão psicológico] e ele mesmo comete o suicídio, que é melhor para ele”, explicou ao lembrar que estuprador não imagina o inferno dentro da PA. “Os presos não toleram”.

O diretor da unidade prisional não foi localizado para confirmar oficialmente as circunstâncias da morte. Peritos do Instituto de Criminalista também foram ao local para confirmar se foi enforcamento ou não. O corpo de Honorato foi trasladado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser submetido a exames e confirmação da causa da morte.

O CASO – O pedreiro Honorato Flávio Lopes, 54, foi preso em flagrante na tarde de terça-feira, acusado de estuprar a filha da namorada dele, de 08 anos de idade. A criança está internada em estado grave no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), com hematomas e lesões internas, além de anemia intensa provocada pela hemorragia. A unidade de saúde informou que ela necessitou de transfusão de sangue.

Conforme a delegada Magnólia Soares, o caso chegou ao conhecimento da polícia através de um comunicado feito pela unidade de saúde para o Conselho Tutelar, ao delegado João Evangelista, que estava no plantão.

A Folha entrevistou o acusado com exclusividade quando ele aguardava transferência do prédio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para a PA. Friamente, ele contou detalhes de como tudo ocorreu. Explicou que nos cinco meses em que manteve relacionamento amoroso com a mãe da menina, conquistou confiança dela, da filha e também da amiga com quem divide residência.

 

Vaneza Targino/Folha BV

Um comentário:

  1. pelo menos na cadeia existe a lei deles, e sao mto severa. Se as leis aki fora fossem assim naw haveria tantas fraucatuas de modo geral.Assim gostaria mto que mudassem as leis de pessoas que matam pra roubar ou matam sem motivos e ficam inpunes. Politicos se unam e tentem mudar essa leis para que nós possamos ter o direito de ir e vir como diz a costituiçao. estamos presos dentro de kasa.
    Os menores tem o direto de votar como adultos, entao devem responder como adultos pelos seus crimes.

    ResponderExcluir