Vacinação contra a poliomielite será diferenciada em Roraima

Todos os municípios estão com vacinas suficientes para atender à população


Rebeca Alencar/Roraima em Foco

Quarta Feira 15 de Junho de 2011

 
BOA VISTA - A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil inicia no próximo sábado, 18. Os moradores das vilas e localidades mais afetadas pelas enchentes e que estão isoladas, terão um calendário diferente. Assim, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) vai levar as vacinas de acordo com a liberação das estradas.
A medida foi necessária por questões de segurança. Desta forma, os profissionais de saúde vão iniciar a aplicação das vacinas assim que as estradas forem liberadas. Além disso, se a Defesa Civil informar uma segunda opção de acesso às áreas isoladas e vilas, as equipes de saúde estarão prontas para atendê-las.
De acordo com a diretora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Karla Guimarães, as diferenças nas datas de aplicações das vacinas não vão prejudicar as crianças dessas localidades. “Temos estoques de vacinas suficientes e o prazo das vacinas é longo”, afirma.  Com a ajuda da Defesa Civil, o município de Normandia, a 180 km de Boa Vista, recebeu nesta semana as vacinas.
Todos os municípios estão com vacinas suficientes para atender à população. Assim, os moradores que têm acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem levar as crianças menores de cinco anos e com mais de dois meses de vida. Os que estão em localidades isoladas, devem aguardar as equipes de saúde.
Campanha
A aplicação da segunda dose da vacina contra a pólio será em 13 de agosto. O Ministério da Saúde (MS) estabeleceu que, em Roraima, na segunda etapa da campanha, as crianças receberão a vacina da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.
A meta estabelecida é imunizar, pelo menos, 45.399 das 47.789 crianças menores de cinco anos e com mais de dois meses de vida, o equivalente a 95%. Boa Vista concentra mais de 46% da meta, ou seja, 20.955 moram na capital.
Assim, pelo menos 95% das crianças de cada um dos 15 municípios de Roraima devem ser imunizadas. Por isso, os pais devem ficar atentos e levar os filhos à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Conforme Karla, independente de já ter sido imunizada pelo esquema da caderneta de vacinação, a criança deve tomar a vacina nos dias de campanha nacional.
O Brasil é certificado internacionalmente pela erradicação da poliomielite. A vacina foi inclusa no calendário básico de vacinação da criança e é aplicada todos os anos. Em 1989 foi registrado o último caso de paralisia infantil no Brasil. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone da poliomielite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário