PF apreende 18.700 comprimidos de novo tipo de droga em Roraima

Quinta Feira 28 de Julho de 2011

 
DANIELA MELLER

Boa Vista - As investigações que antecederam a operação Alquimia, desencadeada pela Polícia Federal (PF) através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), levaram seis meses. E na manhã de ontem, por volta das 10h30, culminou com a prisão de duas pessoas, um brasileiro e um surinamês.

Conforme nota encaminhada pela assessoria de comunicação da superintendência, as prisões do taxista Francisco Gervânio Gomes, 37, e do surinamês Jurgen Ferdinand Bendt aconteceram após uma abordagem realizada no Posto de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz), localizado na ponte dos Macuxi, em Boa Vista.

A dupla foi abordada tão logo deu entrada na capital. Francisco e Jurgen estavam em um táxi modelo Parati, pertencente ao brasileiro e vinham do município de Bonfim, na fronteira com a Guiana.

Durante a revista, no porta-malas do veículo foram localizados acondicionados em sacos plásticos e dentro de duas caixas de sabão em pó, cada uma de cinco quilos, aproximadamente 18.700 comprimidos de metanfetamina, uma droga sintética estimulante do sistema nervoso central (SNC), muito potente e altamente viciante, cujos efeitos se manifestam no sistema nervoso central e periférico, podendo causar danos cerebrais, comportamento violento e perda de dentes em viciados.

A droga – fumada da mesma forma que o crack - que ainda é incomum no Brasil, seria comercializa em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo a PF, os comprimidos serão enviados para Brasília para que seja realizado exame para confirmar o tipo de droga.

A investigação teve sua gênese a partir de apreensões diversas ocorridas entre fevereiro e junho deste ano nos aeroportos de Belém (PA) e do Distrito Federal.

Em todas as oportunidades foram apreendidos comprimidos da referida droga, tendo seus detentores declarado que os haviam recebido em Boa Vista.

Com base nessas informações, iniciaram-se as investigações com o intuito de detectar possíveis envolvidos em Boa Vista, chegando-se, por fim, ao nome do taxista Francisco Gervânio Gomes, pessoa que havia dado suporte aos presos em Belém e no Distrito Federal.

Após os procedimentos, os acusados foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) e em seguida à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), onde permanecerão à disposição da Justiça. Ambos foram autuados em flagrante nos artigos 33 e 35 da lei 11.346-06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário