PF investiga participação de padre em aliciamento de haitianos no AM

Sexta Feira 08 de Julho de 2011


Portalamazonia


MANAUS – A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar a participação do padre do município de Tabatinga (a 449 quilômetros de Manaus) na entrada clandestina de haitianos no Brasil. Na última quarta-feira (6), a PF prendeu o haitiano Repert Julien, de 28 anos, acusado de aliciamento de estrangeiros clandestinos para entrada de forma irregular no país.
O órgão iniciou a investigação após denúncia dos próprios haitianos. O religioso não teve o nome revelado. Segundo a PF, Repert cobrava até U$ 2 mil para levar os imigrantes do Peru até o Brasil. O homem, que fala espanhol, prometia trabalho aos estrangeiros, facilidade para obter moradia em Tabatinga e levá-los até Manaus. A quantia cobrada por Repert revoltou os haitianos.
De acordo com o Juízo Federal da Subseção de Tabatinga, “a atuação de organizações criminosas voltadas para o tráfico de pessoas e seu ingresso no Brasil está ocorrendo sem que o Governo Federal adote medidas inibitórias concretas e eficazes, tanto que em Manaus cerca de dois mil haitianos se fixaram, sem que o Estado do Amazonas ou o município de Manaus tenham recebido quaisquer recursos compensatórios por parte da União, que permitiu esse ingresso abrupto de milhares de estrangeiros, para que Estado e municípios amazonenses possam arcar com os custos necessários à infraestrutura urbana apta a receber essa população”.

Haitianos no Brasil

Depois do terremoto de janeiro de 2010, muitos haitianos vieram para o Brasil em busca de refúgio. Em 2010, entraram em Tabatinga cerca de 500 imigrantes. Neste ano, mais de 850 haitianos adentraram no país. Aproximadamente 400 estão esperando em Tabatinga para serem atendidos pela Polícia Federal.
Segundo a PF, os imigrantes vêem do Haiti, passando pela República Dominicana e pelo Equador. Depois chegam ao Peru na cidade de Santa Rosa, que faz fronteira pelo Rio Solimões com Tabatinga. A maioria dos haitianos tem como destino a capital do Amazonas, Manaus. Eles vão em busca de emprego para ajudar as famílias no Haiti.

Polícia Federal e os haitianos

Em Tabatinga, a Polícia Federal entrevista os haitianos a respeito dos motivos da viagem ao Brasil. De acordo com a PF, 40 haitianos chegam semanalmente ao Brasil, mas o local só tem estrutura para entrevistar 24 estrangeiros.
Após as entrevistas, os policiais encaminham as declarações ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça. Um protocolo é entregue aos estrangeiros, documento que não é definitivo, mas permite  tirar CPF, Carteira de Trabalho, entre outros documentos.
Os imigrantes recebem o status de solicitante de refúgio. O protocolo tem validade de três meses e pode ser prorrogado em qualquer Superintendência ou Delegacia de Polícia Federal no Brasil, até que o Conare julgue o pedido de refúgio. Caso o pedido seja indeferido, os haitianos passam a ser imigrantes ilegais, sujeitos a deportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário