Indústrias mostram o que há de bom produzido em Roraima

Foto:  Antonio Diniz

BOA VISTA - Apresentar iniciativas para o setor industrial e proporcionar visibilidade à produção roraimense, a fim de fomentar a economia do Estado. Essa é a principal finalidades da I Feira da Indústria de Roraima (Feind), que começa nesta quinta-feira, 15, e se estende até sábado, 17, no Palácio Latife Salomão, na avenida Glaycon de Paiva.

De acordo com o cadastro industrial da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), existem aproximadamente 507 empresas do segmento industrial em Roraima, divididas nos setores de artesanato, alimentação, construção civil, terraplanagem, confecções, madeiras, grãos, piscicultura, mineração, automotivo, joias e gráficas.

A assessora de comunicação Fier, Karen Telles, explicou que o segmento apresenta bons resultados no Estado e que aos poucos vem conquistando seu espaço no mercado local, com produtos e serviços de qualidade.

“Antigamente conseguíamos notar a diferença dos produtos fabricados na região em relação aos que vinham de outros estados. Hoje esta diferença não existe mais, pois a cada dia que passa os empresários têm investido em seus negócios, o que faz com que o resultado final tenha mais qualidade”, observou.

Entre os principais problemas enfrentados pelo segmento estão a burocracia nas transações financeiras, a dificuldades na facilitação de crédito e a questão tributária, fatores estes atrapalham o desenvolvimento do setor.

Outro ponto é a falta de incentivo para a produção local. “O que falta para o desenvolvimento do setor é a valorização, tanto por parte das autoridades quanto da sociedade quando se fala no conhecimento do que é produzido na região. Com isso, a expectativa com a realização da feira é mudar este quadro”, ressaltou.

Em termos de crescimento, há um registro oficial com dados da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) indicando que a construção civil é o setor da indústria que mais tem crescido nos últimos anos, fator desencadeado principalmente pelo incentivo à construção da casa própria, por meio de programas do Governo Federal como Minha Casa Minha Vida e investimentos na infraestrutura de estradas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FEIND 2011

A programação inicio às 18h com desfiles de moda, cursos, palestras e Pit Stop 100%, que é a manutenção gratuita de veículos. A estrutura é composta por 26 estandes, os quais vão oferecer atividades e uma ampla área de alimentação. No sábado, a programação começa às 17h e se estenderá até às 22h. A estimativa da Fier é receber 20 mil pessoas.

Os interessados em cursos e palestras podem fazer as inscrições na hora do evento. Serão debatidos 24 temas durante 24 horas. No final do evento, todos os participantes vão receber certificados.

Os estudantes terão a oportunidade de se inscrever no cadastro do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Os trabalhadores do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial terão durante a feira matrículas gratuitas para os cursos profissionalizantes.


Fonte: Folha de Boa Vista


Nenhum comentário:

Postar um comentário