Mozarildo acusa Anchieta de tentar cercear a imprensa

Quarta Feira 24 de Agosto de 2011

Governador de Roraima 


ÉLISSAN PAULA RODRIGUES

Boa Vista - O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) usou a tribuna do Senado, no final da tarde de ontem, para acusar o governador Anchieta Júnior (PSDB) de tentar promover o cerceamento à imprensa em Roraima. Ele informou aos demais senadores que o governador não teria permitido o acesso dos profissionais da Folha, da Rádio Folha e da TV Ativa no lançamento do programa Crédito Social, na semana passada.

Ele chamou a atenção de instituições como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com relação ao que classificou como “desrespeito à liberdade de imprensa em Roraima”. “Ao evento do lançamento do programa compareceu, obviamente, toda a imprensa convidada e não convidada. Apenas três órgãos de imprensa ousam criticar esse governador - uma televisão, uma rádio e um jornal impresso. Pois bem, o que aconteceu? O governador proibiu que esses veículos da imprensa fizessem a cobertura de um ato oficial. Ora, um ato oficial do governo é um ato público, portanto, aberto a qualquer cidadão”, criticou.

Mozarildo leu a nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima (Sinjoperr), na qual a entidade repudia a atitude do governador e rejeita as alegações de Anchieta Júnior de que havia a exigência de credenciamento prévio, desmentida pelos profissionais que cobriram o evento.

“Acredito que o caso dele [Anchieta] se enquadre no ramo das psicopatias, ele está com indícios de paranoia. Nesse caso específico, qual a explicação para proibir a presença da imprensa em um evento público, teoricamente favorável a seu governo, de lançamento de um programa social? Típico de uma pessoa com distúrbio emocional”, comentou.

Ele lembrou que já moveu ação contra o governador por injúria, difamação e calúnia junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e acaba de entrar com nova ação na Justiça. Também mencionou o fato de Anchieta ter sido cassado em fevereiro passado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima e citou que ele permanece no cargo aguardando julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para finalizar, o parlamentar lamentou que Anchieta Júnior tenha assumido o cargo depois do falecimento do governador Ottomar de Souza Pinto, morto um ano após tomar posse para seu quarto mandato. “Foi uma infelicidade perder o Ottomar e ter Anchieta como vice”, frisou.

GOVERNO – Procurada pela Folha, a Secretaria Estadual de Comunicação informou que não iria responder às acusações do senador Mozarildo Cavalcanti e frisou que o caso ocorrido na semana passada, em que veículos de comunicação foram barrados em evento no Palácio Senador Hélio Campos, se tratou apenas de “um mal-entendido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário