Telecomunicação entre os maiores desafios da Copa na Amazônia

Sábado 03 de Setembro de 2011




Diego Toledano - portalamazonia


MANAUS Turistas de todo o mundo se preparam para mais uma grandiosa edição da Copa do Mundo de Futebol, desta vez no Brasil. Na Amazônia, o apelo sustentável é um dos principais cartões de visita, mas o desafio de concluir o evento acima das expectativas ainda precisa ultrapassar as barreiras da comunicação. Os problemas em serviços como internet e telefonia fazem parte do dia-a-dia amazonense.

É vencer esse embate tecnológico um dos maiores desafios enfrentados pelas autoridades nas esferas estadual e federal, no intuito de atender a demanda do evento e deixar melhorias nas áreas de telecomunicações como um dos principais legados do evento mundial de futebol.

Problemas recentes mostram as dificuldades de conexão enfrentadas pelos moradores de Manaus. No início desta semana, clientes das empresas de telefonia móvel Vivo e TIM registraram a falta de cobertura de rede durante dois dias. Nas redes sociais, as reclamações se multiplicaram. Na Assembleia Legislativa do Estado, os deputados cobraram explicações para o transtorno. Por meio de nota, uma das companhias informou que o problema era causado por quedas de energia.

Essa instabilidade foi o primeiro defeito apontado pelo universitário Tiago Melo, 19. Questionado sobre os problemas de conexão, ele contou ao portalamazonia.com que usa um modem 3G – tecnologia mais avançada de Internet móvel até hoje – e que depende de diversos fatores para conseguir uma boa conexão. “Perco a conectividade constantemente. Além disso, não consigo conectar em horários de pico. Já usei outros meios de conexão além do modem e percebo que a tecnologia 3G ainda não está em pleno funcionamento em Manaus, o que é muito perigoso para uma cidade que vai sediar um evento de escala mundial”, contou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário