UFRR realiza evento “Vozes da Fronteira” em comemoração aos seus 22 anos

Segunda Feira 29 de Agosto de 2011

Foto Divulgação UFRR


BOA VISTA – A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza nos dias 08 e 09 de setembro de 2011, o evento “Vozes da Fronteira” em comemoração aos seus 22 anos. O objetivo do evento é reunir grupos artísticos do Brasil, Guyana, Suriname e Venezuela durante as atividades comemorativas ao aniversário da UFRR.

Este ano, a atração principal será o grupo amazonense Imbaúba. O grupo tem um trabalho musical acústico, basicamente instrumental. É formado pelo poeta Celdo Braga, guitarrista Rosivaldo Cordeiro, percussionista e baterista João Paulo Ribeiro, vocalista e violonista Roberto Lima, contrabaixista Sérvio Túlio e a vocalista Sofia Amoedo. O repertório tem músicas de autoria própria, compostas a partir da sonoridade da natureza (música orgânica).

Segundo a coordenadora do Departamento de Cultura, Selmar Levino, a proposta é trazer espetáculos musicais que representam a cultura nativa dos países sul-americanos localizados na Amazônia caribenha. Os cantores e grupos de outros países que irão se apresentar foram indicados pelas universidades de cada país.

A programação será gratuita e aberta à comunidade em geral, como forma de promover o intercâmbio cultural entre as pessoas, os grupos e os países que fazem fronteira com o Estado de Roraima e com o Brasil.

Além dos shows culturais nos dois dias, a programação contará com a realização de uma mesa-redonda “A construção sonora da cultura”. A mesa é promovida pelo Projeto Conexões Criativas do Grupo de Pesquisa “Observatório Amazoom/Coordenação do Curso de Artes Visuais da UFRR e pela Feira de Artes, do Programa Pólo-Arte na Escola.

A produção do Cenário dos shows será feita pelo artista plástico Ednel com o apoio dos acadêmicos de Artes Visuais e da Empresa JR Formatura. O evento é uma realização da UFRR através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), do Departamento de Cultura e Esporte (DCULTE), da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT), da Coordenação do Curso de Artes Visuais e do Programa Pólo-arte na Escola e apoio da COORDCOM/UFRR.
Programação

08/09 – Quinta-feira: 18h às 19h: Mesa-redonda “A construção sonora da Cultura”
Participação de artistas guianenses e integrantes do Grupo Imbaúba (Manaus – AM);
Local: Auditório do Ciclo Básico I
19h30 – Show “Vozes da Fronteira”
Local: Parlatório da UFRR
Atrações culturais: BRASIL – Grupo de dança “Feras do Amazônia” – grupo arara verde (local); SURINAME – Rudi Spa, Anne Goedhart e Henk Sacco – cantores regionais indicados pela University of Suriname; GUYANA – Grupo KOROKWA – formado por alunos e professores da Universidade da Guyana.

09/09 – Sexta-feira:18h às 22h: Feira de Artes – Programa Pólo Arte na Escola
Local: Praça do Bloco I da UFRR
19h30 – Show “Vozes da Fronteira”
Local: Parlatório da UFRR
Atrações Culturais: SURINAME – Rudi Spa, Anne Goedhart e Henk Sacco – (University of Suriname); BRASIL – Grupo Imbaúba – Manaus/AM; VENEZUELA – Grupo Umbelio – formado por músicos – alunos e professores da Universidade Nacional Experimental de Guayana (UNEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário