Pré-candidatos se mobilizam por filiações

Sábado 01 de Outubro de 2011




A partir deste mês, um ano antes das eleições 2012, começam a vigorar as principais datas do calendário eleitoral para a disputa por vagas em prefeituras e Câmaras Municipais. Por conta disso, partidos, correligionários e interessados têm corrido contra o tempo para conseguir estar em dia com a Justiça Eleitoral.


A próxima sexta-feira, dia 7, é a data limite para que todos os pré-candidatos a cargos eletivos tenham domicílio eleitoral no local onde pretendem concorrer e a filiação deferida. Este item é o que mais tem movimentado as agremiações partidárias. Praticamente todos os partidos estão envolvidos na ampliação de seus quadros promovendo campanhas de filiação, principalmente no interior do Estado.


A questão também incentivou políticos, principalmente os que concorrem ao próximo pleito, a procurar novas acomodações partidárias. Na Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador Sebastião Lira, o Pelé, saiu do PR e deve definir ainda esta semana um novo rumo. Procurado pela Folha, ele disse que a saída foi amigável e conversada com a Direção Regional da sigla.


O vereador Idinaldo Dunga, segundo apurou a Folha, também estaria tentando sair do PRTB. De acordo com informações recebidas pela equipe de reportagem, Dunga deve tentar efetuar a mudança de partido amparado judicialmente. Ele alega não estar de acordo com as novas diretrizes adotadas pela sigla.


Também chegou à Folha a informação de que o vereador Chico Doido deve pedir sua saída do Democratas esta semana. O parlamentar possivelmente deve assinar ficha de filiação junto ao PSDB.


O deputado Raul Lima também anunciou mudança de partido esta semana. Ele deixou as fileiras do PP para assinar ficha no recém-criado PSD, do governador de São Paulo Gilberto Kassab. O fato gerou comentário em torno de uma possível candidatura do parlamentar à prefeitura de Boa Vista.


Até o dia 7, segundo o calendário eleitoral, todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições devem estar quites com a Justiça Eleitoral e ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A próxima data chave para candidatos e partidos é 19 de outubro, último dia para que os Tribunais Regionais Eleitorais designarem os juízes eleitorais que ficarão responsáveis pelo registro de candidatos e de pesquisas eleitorais, prestações de conta, propaganda eleitoral, fiscalização e investigações judiciais eleitorais.


A partir daí, a próxima data em questão será dia primeiro de janeiro do próximo ano, quando passa a ser proibida distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública.


O pleito que decidirá quem serão os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos está agendado para acontecer no dia 7 de outubro de 2012

ÉLISSAN PAULA RODRIGUES/FOLHA DE BOA VISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário