Ano letivo começa no dia 23 e terá aulas durante feriados

Foto: Raynere Ferreira


NAIRA SOUSA

BOA VISTA - O adiamento do início das aulas na rede estadual de ensino, divulgado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (SECD) no dia 1° de fevereiro, deixou pais, estudantes e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter) insatisfeitos com a decisão. Na manhã de ontem, em reunião com o Ministério Público de Roraima (MPRR), o sindicato, Conselho Estadual de Educação e a secretária de educação, Lenir Rodrigues, foi definido um novo calendário matriz do ano letivo 2012.

O calendário havia sido modificado, adiando o início do ano letivo, devido a reforma em algumas escolas e a suspensão da contratação de empresas para prestação de serviços de limpeza e conservação nas escolas da capital e do interior, devido a supostas irregularidades apontadas pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) no pregão presencial nº 099/11. 

As aulas que deveriam iniciar no dia 6 de fevereiro foram adiadas para o próximo dia 23, necessitando assim de reposição das aulas perdidas. Com a elaboração do calendário matriz, as reposições das aulas que seriam realizadas aos sábados nos meses de fevereiro, março e abril serão ministradas nos feriados, nacionais, estaduais, e dependo da data, municipais. 

As escolas podem montar seus calendários próprios e encaminhar para a Secd, onde será feita a análise. O adiamento alterou ainda, o término das aulas, passando do dia 18 de dezembro para o dia 21 de dezembro. As provas finais serão realizadas nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, sem prejuízo no recesso dos trabalhadores e férias. Já o recesso escolar do meio do ano permanece o mesmo, no período de 6 a 20 de julho

Conforme a promotora da Educação, Érika Michetti, o objetivo do MPRR foi alcançado. “A reunião foi satisfatória. No final chegamos a um denominador comum na presença de todos, Secd, Sinter e dos alunos. As escolas que tiverem dificuldade em cumprir esse calendário (reposição de aulas nos feriados) podem procurar a Secd com a proposta diferenciada que passará por análise”, informou.

O diretor-geral do Sinter, Josinaldo Barboza, destacou que a ideia inicial do Sinter era que as aulas iniciassem na próxima segunda-feira, 13. O assunto foi discutido em assembleia geral realizada pelos membros do Sinter esta semana. Porém, durante a audiência os membros foram de acordo às propostas.

“Com a falta de pessoas para trabalhar na limpeza das escolas, ficou decidido que inicia no próximo dia 23. Fomos a favor do calendário matriz. As férias ficaram preservadas, assim como os sábados, o sacrifício será aos feriados, com o calendário próprio a expectativa é que fique melhor”, enfatizou.

Segundo a secretária de educação, Lenir Rodrigues, a logística fica por conta da Secd diante dos dez dias letivos. Ela apresentou duas propostas de alteração do calendário escolar. Na primeira, ficou mantido o início do ano letivo para o dia 23 de fevereiro, com encerramento no dia 21 de dezembro, com reposição de aulas nos feriados. No segundo, as aulas entrariam até janeiro de 2013. 

Como fica o novo calendário

23 de fevereiro: início das aulas

13 de julho: fim do primeiro semestre

16 a 30 de julho: recesso escolar

31 de julho: início do segundo semestre

21 de dezembro: encerramento das aulas

26 a 28 de dezembro: provas finais

Feriados com reposição de aula

05 de abril – quinta-feira Santa

25 de abril – Seminário de Educação (SINTER)

07 de junho – Corpus Christi

29 de junho – Dia de São Pedro

09 de julho – Aniversário de Boa Vista

05 de outubro – Aniversário de Roraima

15 de novembro – Proclamação da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário