Amazonense desenvolve jogo para Facebook e vence maratona de informática


Aplicativo simula uma disputa de tabuleiro na qual vence quem possuir mais amigos nas redes sociais.

16/03/2012
Foto: Adriano Gil

Portal Amazônia, com informações da Assessoria 

MANAUSTrinta programadores de informática e um desafio: desenvolver um aplicativo voltado para as redes sociais em apenas 12 horas. O que esperar dessa fórmula? Para o engenheiro da computação Adriano Gil, o resultado se chama FaceWars, um game onde o usuário “duela” contra outros participantes do Facebook. O aplicativo fez sucesso e garantiu a Gil o primeiro lugar na competição.
O jogo é parecido ao de damas, porém, no lugar dos peões, são os amigos na rede social que se movimentam pelo tabuleiro. Quanto mais amigos em comum o participante tiver com os peões, mais fácil será vencer o oponente. O projeto foi apresentado durante a I Hackatona Manaus – primeira maratona de informática feita no Amazonas – onde concorreu com mais de 30 outros desenvolvedores da área de informática.

Foto: Reprodução


Dos mais de 4 mil votos obtidos na web, o FaceWars somou mais de 800. Com o desempenho, ficou fácil levar o primeiro lugar na categoria de votação online. Agora, o próximo passo de Gil é lançar o aplicativo para celular, por meio da loja virtual do sistema Android, o Android Market. “Por enquanto tenho apenas uma versão de teste. Estou muito empolgado com as plataformas móveis! O aplicativo já é ‘jogável’ e está 80% concluído”, contou.
II Hackatona
Os organizadores do evento já prometem trazer uma segunda edição da maratona de programação para o próximo ano. A expectativa é que a II Hackatona tenha um maior número de participantes e conte com o apoio de instituições de ensino de Manaus. “Esta primeira edição é o começo de uma cultura de desenvolvimento social. É a celebração de uma engenharia pop, um espaço aberto para a criação, desenvolvimento de tecnologia e inovação”, avaliou um dos organizadores, Gabriel Benarrós.
Grandes empresas, como Facebook e Google, já adotam esse tipo de evento como forma de melhorar e criar novas ferramentas na área da informática. Nos EUA, por exemplo, as Hackatonas chegam a durar 24 horas sem intervalos

Nenhum comentário:

Postar um comentário