Matança de jacarés no Amazonas

23/03/2012

A carne dos animais – assim como a de botos - é usada como isca para a pesca da piracatinga.

Foto: Divulgação/Ipaam


Redação Jornalismo portalamazonia

MANAUS  Por onze dias, as Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS) Amanã e Mamirauá estiveram no centro de uma operação contra crimes ambientais. Nesse período, fiscais flagraram um caso grave: a matança de jacarés. A carne dos animais – assim como a de botos – é usada como isca para a pesca da piracatinga.
A ação denominada “Operação Tambaqui” percorreu o Rio Solimões, onde apreendeu 481 quilos de carne de jacaré e mais 12 exemplares de jacarés inteiros. Alguns dos animais mediam mais de 4 metros. Junto com eles, os fiscais encontraram 390 quilos de sal, utilizado na salga dos materiais.

Além dos jacarés, a ação também apreenderam 990 quilos de pescado das espécies tambaqui, pirarucu, surubim e piracatinga. Quatro tracajás vivos, cinco macacos guaribas e dois macacos prego, todos mortos, 40 quilos de carne de veado, além de armas e munição,. Também listam o balanço de apreensões do Ipaam em Anamã e Mamirauá.

O pescado apreendido foi doado às comunidades ribeirinhas da RDS Mamirauá e para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jutaí. Os macacos guariba e prego abatidos foram doados para pesquisas do Grupo de Ecologia de Vertebrados Terrestres do Instituto Mamirauá.

A “Operação Tambaqui” ocorreu entre os dias 9 e 20 de março e aplicou R$ 45.181,00 em multas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário