Roraima registra aumento de 10% nos casos de dengue

Foram registradas 1.605 notificações somente no início deste ano em Roraima
Foto: Divulgação

Redação portalamazonia

BOA VISTA – Dados do Núcleo de Controle de Febre Amarela e Dengue (NCFAD) apontam um aumento de 10% dos casos de dengue registrado em Roraima. Conforme o sistema, 1.605 notificações de janeiro até a primeira quinzena de maio deste ano foram registradas, contra 1.459 deste mesmo período em 2011.

Apesar do aumento de notificações, nenhuma forma grave de dengue neste ano foi registrada. Já em 2011, os dados apontaram 13 casos de dengue grave e 635 por dengue clássico.

Os municípios da região sul do estado: São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caracaraí, Caroebe, lideram o ranking em casos de dengue. Além deles, Iracema e Pacaraima, registram maior incidência.Segundo Joel Lima, gerente do NCFAD, o estado é parceiro dos municípios nas ações de controle nas regiões. As ações intensificadas nos municípios nas duas últimas semanas levam até 15 dias para os efeitos serem notados.

O gerente justifica o aumento dos casos de dengue em Roraima, às trocas dos agentes de endemias nos municípios. “Em função do seletivo, a substituição de alguns gestores de saúde, prejudicou a continuidade das ações de combate”, explicou.

Combate a Dengue

Conforme o gerente do NCFAD, a melhor forma de prevenção é a população criar o hábito de limpar os quintais, além de deixar calhas e recipientes sem acúmulo de água. “Quanto menor o número de doentes, maior são as condições de prestar um melhor serviço aos pacientes”, citou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário