‘Protesto das Mil Velas’ reúne população em Roraima

08/11/2012
Dentre as principais reivindicações do protesto, está o atraso salarial dos servidores estaduais e municipais e a atuação dos órgãos fiscalizadores.


Foto: Emmily Melo/Portal Amazônia


Emmily Melo/Portal Amazônia 



BOA VISTA – Contra a atual administração pública de Roraima, movimentos sociais realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (7), em Boa Vista. O “Protesto das Mil Velas” aconteceu no calçadão do Parque Anauá, na zona Norte da capital roraimense e reuniu cerca de 300 pessoas, conforme informou a organização do manifesto.

Conforme um dos organizadores do protesto, Alex Mello, o movimento surgiu nas redes sociais. “O que tem acontecido em Roraima é um descaso municipal e estadual. Por isso, a sociedade veio protestar com mil velas para exorcizar a corrupção aqui do estado”, comentou o integrante do Movimento Corrupção Basta-RR.

Reivindicações

Dentre as principais reivindicações do protesto, Mello citou o atraso salarial dos servidores estaduais e municipais; as constantes quedas de energia elétrica em Roraima e a atuação dos órgãos fiscalizadores no estado, tais como, Ministério Público Estadual (MPRR), Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB/RR) e os Parlamentares.

“Não podemos esquecer que o impeachment foi num movimento popular que obrigou o Congresso Nacional ‘demitir’ o presidente Fernando Collor de Mello. Os deputados estaduais podem fazer isso aqui em Roraima [afastar o governador José de Anchieta Júnior PSDB]. Está mais do que na hora disso acontecer. O povo precisa se organizar e o momento é agora!”, comentou a organização do protesto.

 Foto: Emmily Melo/Portal Amazônia



Para a delegada Giuliana Castro, o movimento é uma forma da sociedade cobrar seus direitos. “Eu vim como cidadã. Estou insatisfeita com os rumos que o estado e o Brasil está tomando. Eu como cidadã quero meus direitos e investimentos para o meu estado”, comentou Giuliana.


O Protesto contou ainda com representantes de sindicatos dos servidores estaduais de Roraima. “Estamos protestando de forma geral. No entanto, em especial contra a situação da Polícia civil, onde o poder executivo insiste em fazer a promoção somente dos cargos de delegado, deixando nove cargos de fora”, disse o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima, José Nilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário