Em Manaus, lojistas da Avenida Djalma Batista avaliam projeto de reurbanização

04/07/2013
Pelo menos 125 estabelecimentos terão que se readequar às novas exigências que incluem área de três metros para calçadas
Foto: Divulgação PMM


Portalamazonia


MANAUS - A Avenida Djalma Batista será requalificada, reurbanizada e revitalizada. Estabelecimentos terão que se adequar ao mínimo de 3 metros de distância entre o início da calçada e dos estabelecimentos. Estudos realizados pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) advertem que há irregularidades em pelo menos 125 pontos. Apesar dos 

possíveis transtornos provocados pelas obras públicas e nos próprios estabelecimentos a visão dos empresários é de que a mudança é necessária para dar a cidade um 'cartão postal do comércio'.


Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, ressaltou a importância da obra para a cidade e o apoio da CDLM na busca pelo apoio dos lojistas a atender as demandas da prefeitura. "Manaus precisa ter uma grande avenida da área do comércio, a cidade precisa de um cartão postal do comércio. E a Djalma Batista seria o grande centro para irradiar toda área do comércio. Tentaremos convencer os lojistas ressaltando que irá valorizar o empreendimento da venda do comércio", contou Assayag. 

O projeto é baseado no Plano Diretor de 2002 da Divisão de Planejamento do Solo e determina que as calçadas tenham até 3 metros de largura. O presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (FCDLM), Ezra Benzion, avaliou a obra como positiva para o comércio e ressaltou que será a única grande obra da cidade para a Copa do Mundo 2014, além dos estádios e aeroporto."Pedimos apoio dos lojistas, pois a obra irá valorizar o terreno, se perde agora com os transtornos e obras, mas se ganha no futuro. Essa será a única grande obra que ainda será possível realizar na cidade devido ao curto período do tempo até o mundial", comenta. 

O empresário e sócio da Platinum, localizada na Djalma Batista com a rua Pará, Ricardo Benzecry, defende a reformulação do espaço como um investimento a ser feito pelos empresários do local. "Traz resultados para a gente como cidadão e indiretos como empresário. Um local mais adequado a visitas com um visual mais acolhedor chama mais clientes", comenta. 

O empresário diz que ainda não conversou com a prefeitura para saber se precisará fazer alguma adequação, mas diz que irá contribuir com o que for preciso. "É uma obrigação dos empresários contribuir com projetos que beneficiem a comunidade. Nada vem sem sacrifício. Precisamos ter um olho no futuro" ressalta. 

O gerente de marketing da MS Casa Móveis e Decorações, Paulo Ricardo, também demonstrou interesse no avançar das obras. "Acredito que poucos comerciantes ou empresários da região irão criar empecilhos, todos tem a visão de que será um grande avanço para o comércio da cidade" opina. O presidente do Implurb, Roberto Moita também fez questão de frisar o ponto econômico da revitalização. "Irá valorizar o comércio da rua e não apenas os shoppings centers. Será uma melhoria na vida de quem circula na via", comenta. 

Projeto 

O projeto irá custar em torno de R$ 15 milhões aos cofres públicos. Além dos montantes, gastos por lojistas para se adequarem as exigências. As obras incluem uma nova iluminação para avenida, com implantação de novas lixeiras, enterro das fiações que passam pelo local, melhoria nas fachadas dos prédios, ajuste da sinalização (retirada de placas), arborização e regularização dos estacionamentos ao longo da via. As obras serão iniciadas até o final de julho e serão realizadas por fases, para diminuir o impacto provocado pelas construções. Estudos indicam irregularidades em pelo menos 125 pontos distribuídos por 3km de vias. 

O prazo de conclusão da obra vai até maio de 2014, antes do inicio da Copa do Mundo Fifa 2014. Visando também atender melhor os turistas, aquecendo ainda mais o comércio de Manaus durante o mundial. O próximo passo, segundo a Prefeitura de Manaus é iniciar o processo licitatório, o que deve acontecer até a próxima semana. Com isso a prefeitura espera melhorar a imagem urbana da cidade com ganhos em mobilidade, paisagismo e melhoria de qualidade de vida, com transformação visual e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário