Susam garante atendimento de urgência mesmo com greve dos médicos do Amazonas

23/07/2013Sindicato promete, ainda, parar as atividades nos dias 30 e 31 de julho 


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Fonte: portalamazonia

MANAUS - Os médicos da rede municipal e estadual vão paralisar as atividades nesta terça-feira (23), porém a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) garantiu que nenhuma unidade da rede estadual de saúde será fechada. Os gestores e demais servidores das unidades orientarão a remarcação de consultas. 

Para esta terça-feira (23), está marcado além da greve uma manifestação e ação social (realização de exames e atendimento médico a população) a partir das 9h, no Largo São Sebastião, Centro. Os profissionais ainda pretendem parar as atividades nos dias 30 e 31 de julho, segundo o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam). 

Atendimento das unidades 

A Susam vai garantir o funcionamento das unidades da rede de atendimento de urgência e emergência, formada pelos oito Serviços de Pronto Atendimento (SPA), seis Prontos Socorros e sete Maternidades. Os SPAs são unidades de saúde que realizam atendimento médico para os casos de urgência de baixa e média complexidades, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal estar súbito. Os casos mais graves serão atendidos nos Prontos Socorros (sendo três para o público adulto e três pediátricos). 

Os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), que ofertam atendimento ambulatorial com demanda livre, com acompanhamento médico especializado na área de pediatria, também irão funcionar normalmente. Em nota, a Susam afirma que os médicos que atendem nestas unidades são contratados através das cooperativas médicas e atenderão à população. 

Correção de enquadramento 

O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, (22), publicou o Decreto 33.770, que corrigiu o enquadramento funcional de 66 médicos da Susam e das Fundações de Saúde do Estado, que havia sido publicado com incorreções no Decreto 32.106/2012, nos cargos previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). 

De acordo com o assessor da Susam e coordenador da Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS Amazonas, Edson Ramos, com a publicação das correções encerra-se a fase de enquadramento dos profissionais pelo critério da titulação, prevista no PCCR. 

Segundo Ramos, além dos 66 médicos, outros 586 servidores do órgão também foram beneficiados com a retificação. "Agora, podemos trabalhar no que consideramos ser a segunda fase de implantação dos PCCR dos médicos, que é a progressão funcional por tempo de serviço", disse 

Ramos. De acordo com ele, já estão sendo designados os representantes da Susam, das Fundações de Saúde e do Sindicato dos Médicos que irão integrar a comissão encarregada desse processo. 

Pauta de reivindicações 

Dentre as reivindicações do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) estão a destinação de 10% das receitas da União para saúde; Gestão pública profissional e com controle social; Criação da carreira de estado; Implantação do piso nacional; Regulamentação da medicina; Realização de concurso público; Segurança nas unidades de saúde; Melhores condições de trabalho; Compromissos assumidos pela Semsa e Susam não cumpridos; Contra a facilitação na contratação de médicos estrangeiros; Melhorias no ensino médico na graduação e pós-graduação; Contra a Medida Provisória que aumenta mais dois anos na graduação da medicina e obriga aos estudantes a trabalhar no SUS ganhando apenas bolsa, sem direitos trabalhistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário