Consumo de cálcio e atividades físicas previnem a osteoporose

Terça Feira 27 de Setembro de 2011
 
A osteoporose, doença que surge quando os ossos começam a perder cálcio, ficando mais fracos e mais sujeitos a fraturas, é mais comum nas mulheres do que em homens. Alguns alimentos ajudam a prevenir o mal, principalmente quando são aliados à prática de exercícios físicos.

O primeiro caminho para fortalecer os ossos é reservar meia hora por dia para as atividades físicas. “A musculação e a caminhada vão te ajudar a melhorar e a aumentar a sua massa óssea", ensina Marta Cignach, educadora física.

A fase de crescimento é a que a pessoa mais precisa consumir cálcio. Na infância, o ideal é ingerir entre 800mg e 1200mg por dia. Na adolescência, entre 1200mg e 1500mg. Os adultos precisam de 1000mg. Já as mulheres, depois dos 50 anos, voltam a ter a necessidade de 1500mg por dia.

O endocrinologista Miguel Hissa explica porque o sexo feminino sofre mais com a doença: "Isso ocorre, muitas vezes, porque a mulher não conseguiu construir uma densidade óssea durante sua vida e após a menopausa, pela deficiência dos hormônios sexuais, há uma desmineralização óssea".

A principal fonte de cálcio é o leite. Para consumir a quantidade de cálcio recomendável para um adulto, seria necessário tomar um litro ou quatro copos por dia. Para quem acha muito, não gosta ou não pode tomar leite existem outros alimentos ricos em cálcio que podem estar presentes em todas as refeições do dia.

No café da manhã, uma alternativa ao leite e derivados, como queijo e iogurte, podem ser as frutas secas, que também são ricas em cálcio. "Você pode escolher o damasco e a uva passa. Pode ser uma porção de uma mão fechada de cada”, indica a nutricionista Fabiana Fontes.

Para o lanche, boa opção é um mix de castanhas e amêndoas. "Com três castanhas-do-pará, cinco castanhas de caju e três ou quatro amêndoas você já atinge o cálcio no meio da manhã", explica a nutricionista.

Na hora do almoço, vegetais verdes escuros podem ser consumidos à vontade. A nutricionista dá algumas opções: "Brócolis, quiabo, couve-manteiga e repolho verde. Sé precisa tomar cuidado com o espinafre, que tem uma substância chamada fitato que prejudica a absorção do cálcio".

Na refeição, feijão acompanhado de peixe é um prato cheio para fortalecer os ossos. “Badejo ou sardinha, que são peixes baratos e que você consegue consumir facilmente também são fonte de cálcio", ensina Fabiana.

Além de uma boa alimentação e de praticar exercícios, também é importante tomar sol. Quinze minutos por dia são suficientes para liberar a vitamina D armazenada na pele. É essa vitamina que ajuda o organismo a absorver o cálcio.


Fonte: Jornal Hoje (Aline Oliveira -Fortaleza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário