Região Norte terá sinal de satélite exclusivo, diz senador

Projeto pretende dar celeridade ao processo de transmissão de dados.
Presidente da comissão de ciência e tecnologia acompanha o andamento.


Quinta Feira 13 de Outubro de 2011

(Foto: Wilsom Dias/Agência Brasil)

Alan Chaves Do G1 AM

A região Norte do país vai ter um sinal exclusivo de satélite, que posicionado estrategicamente, irá atender, também, o Norte da América do Sul e outras regiões. A informação é do senador Eduardo Braga (PMDB), que esteve em Manaus nesta terça-feira (11) participando de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) que discutiu a situação do sistema de telefonia fixa e móvel do estado.

Segundo o senador, o governo federal já licitou quatro posições de satélites, e um deles irá fornecer sinal exclusivo para o norte do país. "Dentre as empresas vendedoras de uma das posições, uma ganhou por oferecer mil e quinhentos por cento de ágil (velocidade do sinal), o que representa o tamanho da demanda do satélite", destacou Eduardo Braga, acrescentando que o instrumento fica numa coordenada que atende o Norte da América do Sul, a América Central e o Oeste da África.

Ainda segundo informações do senador, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), a presidenta da república, Dilma Rousseff, em despacho com o Ministério da Ciência e Tecnologia, está analisando o lançamento de um satélite público, da Telebrás, que estará posicionado, também, nas coordenadas que atenderá o Norte do Brasil e o Norte da América do Sul, dando ao governo brasileiro, segurança de informações estratégicas e políticas públicas asseguradas por meio desse do instrumentos. "Durante a viagem com presidente na última visita a Manaus, ela disse as negociações estão avançadas", frisou.

O período de longo prazo para a conclusão desse projeto foi uma das observações feitas pelo presidente da CCT. "Os resultados serão colhidos nos próximos dois ou três anos, visto que não é da noite para dia que um satélite é colocado em órbita ou em posição geoestacionária (que tem função supraorbital), como estes que o governo vai lançar", disse.

O projeto de construção de Satélite Geoestacionário Brasileiro em curso visa atender ao Plano Nacional de Defesa e à Estratégia Nacional de Defesa, instituídos pelo governo em 2009, e deve envolver necessariamente o total controle operacional e tecnológico por parte de brasileiros.

Os satélites geoestacionários são instrumentos que voam a 35.786 km da Terra, no plano da Linha do Equador, e, por se deslocarem com a mesma velocidade do nosso planeta, ficam como que estacionados sobre um mesmo ponto da superfície terrestre. Este fato permite que esses instrumentos cumpram um papel importantíssimo nas comunicações do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário