Longevidade em Maués chama a atenção de pesquisadores

23/04/2012
O caboclo amazônico tende a viver mais, e o segredo para tal caso pode estar em sua alimentação
Foto: Divulgação/MDA



Redação Jornalismo portalamazonia

MANAUS - Médicos e pesquisadores de todo o Brasil, com frequencia estão no municípios de Maués (distante 268 quilôemetros de Manaus), em busca de uma única resposta: Porque o povo de Maués vive mais?


O segredo da longevidade dos moradores deste município pode estar na alimentação. Segundo a geneticista e epesquisadora, Ivana Cruz, frutos amazônicos podem esconder mais benefícios, além dos jaá conhecidos e divulgados.


Segundo a pesquisadora, o Brasil vive um momento produtivo positivo nessa área da pesquisa científica. Ivana aponta que há, atualmente, pelo menos 10 grupos de pesquisa estudando a longevidade do homem amazônico, espalhados por todo o Brasil.

A pesquisadora destaca que, embora Maués seja o município com a longevidade mais acentuada, os estudos se estendem por todos os estados que compõem a Amazônia. A loengevidade em si não eé o único ponto avaliado. A qualidade de vida eé outro fator considerado por estes estudiosos.

“Existe uma concentração bem maior em Maués, como se aqui tivesse um ‘elixir da longa vida’”, argumentou Ivana, que na fase atual de sua pesquisa, está analisando produtos da dieta amazônica, como o guaraná, o tucumã e o cubiu.

Além dos frutos amazônicos, outras plantas estão sendo analisadas. Para a pesquisadora, os resultados encontrados estão sendo satisfatórios e animadores, pois a princípio, além das informações nutricionais básicas encontradas neste alimentos, que por si só, são muito ricas em nutrientes, elas também tem compostos bioativos que ajudam na prevenção do câncer, além do controle à obesidade e diminuição dos efeitos tóxicos de elementos como o mercúrio.

“Já esperávamos encontrar essas propriedades na castanha do pará, mas no guaraná, realmente foi uma grande surpresa”, destacou Ivana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário