Garantido e Caprichoso aquecem vendas em Parintins

29/06/2012

O comércio de produtos dos bumbás já supera a expectativa dos artesãos e ambulantes.

Foto: Wallace Abreu



Wallace Abreu – jornalismo@portalamazonia.com

PARINTINS – Com a chegada de milhares de turistas desde o último final de semana em Parintins (distante 400 quilômetros de Manaus), comerciantes, artesãos e vendedores ambulantes já sentem o comércio aquecido. C0mo não poderia ser diferente, um dos destaques é a venda de produtos temáticos dos bumbás Garantido e Caprichoso e adereços, principalmente os confeccionados em arte plumária.

A disputa dos bumbás na arena só começa de fato nesta sexta-feira (29), porém a grande saída dos artigos tem agradado até os empreendedores mais pessimistas. A comerciante Xirley Miranda, por exemplo, disse já ter vendido mais da metade do estoque de produtos para o período do Festival. “Todos os anos sobram várias peças, mas este ano já vemos que o turista tem buscado adquirir esses produtos, principalmente os cocares, braceletes, seguido dos brincos e camisetas”, analisou a vendedora.
Nas principais ruas e praças da cidade, o número de barracas acompanha o forte movimento de turistas. Alguns já destacam o Festival de 2012 como o Festival que trará o resgate dos tempos em que o festival viveu seu apogeu. “Tivemos durante um período um festival menos caloroso, ainda grandioso na arena, mas tempos que a cidade não sentia esse reflexo, tanto no turismo como na economia”, disse Marcos Pinheiro, que há 19 anos vem de Barreirinha a Parintins trabalhar como ambulante no período do Festival.
Na cidade
Além do comércio de produtos, os turistas revelam suas preferências sobre a cultura parintinense. Entre os atrativos que a cidade oferece, uma das figurinhas já consagradas pelos visitantes é o passeio de triciclo. Os carrinhos são conduzidos por bicicleteiros, que aproveitam o período do festival e de outras grandes festas realizadas na cidade, como a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, para ganhar um dinheiro extra.
Os restaurantes localizados na orla da cidade também agradam aos visitantes. Com vista para o famoso rio Amazonas, o turista pode saborear vários pratos feitos com peixes da região, como o jaraqui, pirarucu e tambaqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário