Ministério garante Porto de Manaus revitalizado até 2014

Sexta Feira 20 de maio de 2011
Isaac de Paula - portalamazonia@redeamazonica.com.br



MANAUS – O Ministério dos Transportes lançou edital, nesta quarta-feira (18), para a elaboração do projeto básico de revitalização do Porto de Manaus. Segundo o coordenador-geral de Hidrovias e Portos Interiores da pasta, comandante Wilson Isidório Cruz, o cronograma de ações está dentro do esperado e a obra deve ser entregue dentro do prazo, antes de 2014.
Em entrevista ao Portal Amazônia, o comandante Cruz contou que esta etapa é a segunda fase para o início da revitalização. Anteriormente, foram concluído os estudos de viabilidade técnica do projeto, com repasse das informações à equipe do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), que analisa os dados.
Até o momento, o Ministério dos Transporte já confirmou R$ 89 milhões para a reforma e ampliação do terminal hidroviário, mas o valor do investimento pode ser ainda maior. Perguntado sobre a possível necessidade da assinatura de financiamentos ou novos repasses, Cruz disse que apenas após a entrega do projeto básico será possível afirmar qual o valor final da obra.
Em seguida do projeto básico, pelo menos outras duas etapas antecedem o início das obras: finalização do projeto executivo e abertura do edital de obras. A reforma deve iniciar até o prazo máximo de abril de 2012, com conclusão até dezembro de 2013. “Apesar de tudo, é um cronograma que pode ser agilizado”, comentou Cruz.
Sobre o retorno do Porto de Manaus à União, o representante do Ministério dos Transportes afirmou que não há intenção de quebrar contrato com as duas atuais empresas responsáveis pela administração do terminal. “O Porto está arrendado a elas e estudamos uma nova minuta de contrato. Estamos em ampla discussão para otimizar o acordo que já temos”, afirmou o coordenador-geral de Portos, que defendeu ainda que a quebra do contrato implicaria em pagamento de multa.
Para o Associação Comercial do Amazonas, é de extrema importância a definição das medidas para o Porto, também para melhorar a situação turística e empresarial na capital, atendendo o atual crescimento e com abertura para um maior desenvolvimento na área.
O Portal Amazônia tentou entrar em contato com o superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), Sebastião Reis, mas não obteve sucesso. O diretor do Porto de Manaus, Carlos Alexandre Di Carli, não quis se pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário