Roraima decreta estado de calamidade devido a chuvas

Segunda Feira 06 de junho de 2011

Foto: Google 


BOA VISTAO governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, decretou na manhã deste domingo (5) estado de calamidade pública devido às fortes chuvas na região. Principal preocupação do governo estadual, o nível de águas do rio Branco estava ontem 9,60 metros acima do normal e, por isso, o tráfego na BR-174 está parcialmente interditado desde a sexta-feira. As informações são da Agência Estado.
Segundo informações da agência estadual de notícias, publicadas no portal eletrônico do governo de Roraima, a estrada que liga Roraima ao Amazonas e à Venezuela foi vistoriada por técnicos da Defesa Civil e engenheiros da empresa responsável por obras recentes de reconstrução da rodovia. Após a análise, os especialistas recomendaram a interdição total da via por um trecho de aproximadamente dois quilômetros, no município de Caracaraí.
A preocupação é de que o nível de águas do rio Branco possa subir ainda mais e ultrapasse o limite da última grande cheia, registrada em 1976, quando subiu 9,80 metros acima do nível normal.
“Hoje à tarde (ontem) sobrevoamos toda a bacia do rio Branco na localidade de Caracaraí e há perigo iminente do rompimento da rodovia 174″, afirmou o vice-governador Chico Rodrigues, segundo a agência de informações do governo estadual.
Nove municípios estão em situação de emergência. Das 15 comunidades do Baixo Rio Branco, pelo menos a metade está submersa, de acordo com informações creditadas à Defesa Civil. A região Sul do Estado é a mais afetada.

Ajuda
O governador José de Anchieta deve se encontrar amanhã com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza, para solicitar auxílio do governo federal. Entre os pedidos estará a doação de 300 toneladas de alimentos não perecíveis para atender as pessoas atingidas pelas chuvas.
De posse de um relatório elaborado pelo Gabinete de Prevenção e Gestão de Desastres, Anchieta mostrará imagens em vídeo e fotografias de todas as regiões do Estado. O governo estadual já solicitou apoio da Aeronáutica e do Exército para ajudar em operações na região.

Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário