Justiça autoriza Aeroporto de Parintins a funcionar 24h

18/06/2012

De acordo com a Prefeitura de Parintins, o aeroporto deve receber 25 mil pessoas durante o Festival Folclórico.

Divulgação/Prefeitura de Parintins


Redação Jornalismo portalamazonia

MANAUS – A Justiça Federal no Amazonas autorizou as atividades de pouso e decolagem no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. A decisão foi assinada pelo juiz Dimis da Costa Braga, titular da 7ª vara e permite ao terminal aéreo funcionar 24h por dia. A liberação vem a cerca de 10 dias antes do Festival Folclórico de Parintins, o maior do Brasil.

O aeroporto teve as operações diurnas suspensas devido ao risco de acidentes por conta da presença de urubus na rota dos pousos e decolagens do terminal. Na nova decisão, no entanto, o juiz autoriza as atividades desde que o aeroporto apresente “condições de trafegabilidade e segurança aérea no respectivo período, a critério dos órgãos ambientais e de prevenção, controle e segurança do tráfego aéreo e da aviação civil”. 
 
Anteriormente, somente aviões de atendimento médico, militares, da Polícia Federal e da administração pública podiam utilizar o terminal durante o dia. O Banco do Brasil também estava autorizado a realizar voo semanal durante o dia no aeródromo.

De acordo com a Prefeitura de Parintins, o Aeroporto Júlio Belém está preparado para receber aproximadamente 25 mil pessoas durante o período do Festival Folclórico. Desde sábado (16) o aeroporto funciona entre os horários das 06 às 00h, e partir do domingo (24) irá operar 24 horas por dia.

Estão confirmados pousos e decolagens das aeronaves das empresas aéreas Gol (737), Trip (190), TR (72), Embraer, e Total Linhas Aéreas. O supervisor do terminal aéreo, Cleber Matos, afirmou que além das empresas que atuam durante o festival, o aeroporto receberá vários pousos de taxi aéreo e pequenas aeronaves com vôos fretados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário