14/06/2012
Foto: Divulgação
Ao todo, 28 quadros compõem a mostra aberta à visitação até o dia 11 de julho, das 16h às 20h no Icbeu em Manaus
Eliena Monteiro portalamazonia
MANAUS - Os cineastas costumam transformar livros em filmes e os músicos, versos em canções. O amazonense Francimar Barbosa inspira-se na literatura para produzir obras de arte. O artista plástico criou a exposição “Rituais da Floresta”, onde retrata a cultura indígena e o ambiente amazônico.
Ao todo, 28 quadros compõem a mostra aberta à visitação até o dia 11 de julho, das 16h às 20h na Galeria Helena Gomes da Silva do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu).
Ao impregnar um estilo próprio, Francimar foge da arte convencional de representar o índio. Para alcançar o objetivo, o artista seguiu a linha do pop art e do optcal art. O primeiro estilo preza pela repetição das figuras, já o segundo prioriza os movimentos.
A maioria das telas situa-se na posição vertical. Francimar afirma que não é propositalmente. “Construi os quadros de acordo com as imagens que formei em minha cabeça”, disse.
Produzidos ao longo de um ano e meio, os quadros estão à venda e custam entre 4 mil e 8 mil. Na exposição, ao lado de cada tela há um texto que ajuda a compreender a cena do quadro.
Espalhadas pelo salão do Icbeu, a exposição retrata desde o casamento até a morte do indígena. De acordo com Francimar, a passagem para o “além” é vivenciada de maneira única pelos povos tradicionais. “Quando a pessoa está no leito de enfermidade, os índios lamentam demais, gritam, fazem alvoroço. Acho que a pertubação até apressa a morte do doente”, disse.
Em uma das telas, Francimar descreve o ritual da morte. Diferente dos “brancos”, o índio morto leva todos os pertences consigo para a canoa (objeto transformado em caixão). “Isso acontece justamente para evitar que o espírito do morto volte para atormentar a tribo”, explicou o artista.
O Icbeu localiza-se na Avenida joaquim nabuco, Centro de Manaus.
O artista
Natural de Manaus, Francimar Barbosa desenha desde de criança , aprimorando a arte com o tempo. Iniciou nas artes plásticas há 20 anos no Liceu de Artes Hester Mello, com o professor Anísio Melo. No currículo, possui experiências nas áreas de desenho técnico e artistico, publicidade, serigrafia, ilustração.
Exposição
A exposição “Rituais da Floresta” é um projeto contemplado pelo Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal, coordenado pela secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e Fundação Nacional de Artes – Funarte. A iniciativa fomenta e incentiva os trabalhos artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais nos nove estados.
O programa contempla 12 seguimentos: artes visuais, artes cênicas, múica, literatura, audiovisual, artes integradas, artesanatp, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design e moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário