Novo diretor do Inpa em Manaus é escolhido por Lula

17/11/2023
Nomeação, assinada pelo ministro Rui Costa, está no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (14).
Novo diretor é professor da Ufam. Foto: Érico Xavier/Fapeam

POR: G1 AMAZONAS
O presidente Lula escolheu o professor Henrique dos Santos Pereira como novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que tem sede em Manaus. A nomeação, assinada pelo ministro Rui Costa, está no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (14).

Henrique é doutor em Ecologia e membro titular da Academia Brasileira de Ciências Agronômica. O novo dirigente experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos em temas, como, gestão ambiental pública, manejo de recursos naturais de uso coletivo, áreas protegidas, agricultura familiar e comunidades tradicionais.

O processo para a direção do Instituto contou com uma seleção realizada por uma comissão de busca, formada por cientistas nomeados pela Ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Além de Henrique, outros três candidatos também disputavam a vaga. Após a análise da comissão, três nomes foram selecionados e uma lista tríplice foi encaminhada à ministra.

Novo diretor

Henrique dos Santos Pereira possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia - Pennsilvania State University (1999). Professor titular e Assessor Especial de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amazonas.

É consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e consultor ad hoc da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. Docente e pesquisador convidado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Docente convidado da Universidade de Cabo Verde. Secretário executivo da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Coordenador temático da área de ecologia do Instituto Acariquara.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências Agronômica. Conselheiro representante da UFAM junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Amazonas. Membro do Comitê Científico Metodológico - CCM da Política Estadual de Serviços Ambientais do Amazonas.Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental pública, manejo de recursos naturais de uso coletivo, áreas protegidas, agricultura familiar e comunidades tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário